WhatsApp: Usuário já pode transferir dinheiro pelo aplicativo

Por

O WhatsApp anunciou que a partir desta terça-feira seus usuários poderão transferir dinheiro entre si por meio do aplicativo sem o pagamento de taxas. O serviço ainda não está disponível para todos e será habilitado de forma gradual pela empresa nas próximas semanas.

O Banco Central (BC) autorizou a empresa a funcionar como um iniciador de pagamentos entre pessoas físicas no final de março, depois de meses de análise.

Neste início de funcionamento, usuários que tenham cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Wook Sicredi com bandeiras da Visa e Mastercard poderão utilizar o serviço. Cartões de crédito não estão habilitados.

De acordo com a empresa, os pagamentos funcionarão por meio do Facebook Pay e são protegidos por “várias camadas de segurança”, como o PIN e a biometria em dispositivos compatíveis.

O WhatsApp estabeleceu limites de valores e número de transações. Um usuário poderá enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 pagamentos por dia, com um limite de R$ 5 mil no mês. Os bancos parceiros da empresa poderão estabelecer um limite menor, se for o caso.

Por enquanto somente as transferências entre pessoas físicas estarão disponíveis. Os pagamentos para empresas ainda está sob análise do BC. De acordo com o WhatsApp, a empresa continua trabalhando com a autoridade monetária para disponibilizar essa função.

Quem pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Para enviar dinheiro para outras pessoas você precisa cadastrar um cartão de débito. A função crédito é liberada apenas para casos de pagamentos a estabelecimentos que usam o WhatsApp Business. Os bancos disponíveis no Brasil que podem enviar dinheiro, até o momento, são:

  • Banco do Brasil (Visa);
  • Nubank (Mastercard);
  • Sicredi (Mastercard e Visa);
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa);

Para receber, o destinatário precisa ter o mesmo banco do remetente e, para ter o dinheiro creditado em sua conta, você precisa aceitar que o valor seja transferido para ela. Não é possível enviar pagamentos para quem não tem os bancos parceiros citados.

Como cadastrar uma forma de pagamento?

No iPhone:

2. Depois, selecione “Facebook Pay” e toque em “Continuar”;

3. Crie um PIN (senha numérica) de seis dígitos para usar nas transações e toque em “Avançar”. Se preferir usar o Face ID ou Touch ID para autorizar as transações, habilite nessa tela;

4. Digite seu nome, telefone e CPF e toque em “Avançar”;

5. Insira os dados do seu cartão de débito (nome, número, data de validade e código CVV);

6. Toque em “Salvar”.

Enviando dinheiro pelo aplicativo

Acesse o chat da pessoa que você deseja enviar o dinheiro. Toque no ícone + e selecione “Pagamento”. No Android, você deve acessar pelo ícone de anexo (o clipe de papel).

Digite o valor da transferência e, se achar necessário, o motivo. Depois aperte em “Pagar”.

Faça a autenticação via senha ou biometria. O contato que recebeu o valor deve tocar em ”Aceitar o pagamento” e pronto, dinheiro na conta.

As transferências também poderão ser feitas nos grupos de WhatsApp, o que é uma ”mão na roda” daqueles pagamentos coletivos em ”grupos da chácara” ou ”aniversário de fulano”. É preciso apenas identificar a pessoa que vai receber.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Você pode gostar