Receber o diagnóstico de covid-19 não é nada fácil. Afinal, a doença está cercada de incertezas do ponto de vista médico e cientÃfico e de inseguranças de uma perspectiva pessoal.
Agora, imagine se recuperar do quadro e, algumas semanas depois, voltar a sofrer com sintomas sugestivos dessa infecção, como febre, tosse seca, cansaço e falta de ar. Na sequência, um novo exame confirma a suspeita: o coronavÃrus invadiu o organismo novamente.
Sim, a reinfecção pode acontecer e há algumas dezenas de casos confirmados no mundo. A boa notÃcia é que, pelo que foi observado até o momento, essa possibilidade é rarÃssima.
Vamos aos números: de acordo com a agência de notÃcias holandesa BNO News, um dos únicos veÃculos a compilar dados globais sobre esse assunto, há atualmente 26 casos confirmados de reinfecção no planeta. Desses, 25 pacientes se recuperaram bem e apenas um morreu. A média de tempo entre o primeiro e o segundo episódio de covid-19 é de 76 dias.
O site ainda calcula que existam outros 893 casos suspeitos de reinfecção, que ainda precisam ser analisados mais de perto.