Regularize seu título de eleitor pela Internet para votar em 2022

Por

Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado e, portanto, estão impedidos de exercer diversos direitos civis. Para regularizar essa situação, o eleitor deve acessar o site do TRE e seguir os links: Eleitor e Eleições e Atendimento Digital ao Eleitor.

O eleitor que estiver com o título cancelado fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é utilizado para o exercício de diversos direitos civis, entre eles: tirar ou renovar passaporte; tomar posse em cargo ou função pública; fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de licitações, bem como contratar com a administração pública.

O eleitor que estiver no exterior e teve o título cancelado pode regularizar a sua inscrição na repartição Consular ou Embaixada do Brasil que atenda a sua localidade, munido de documento oficial de identificação, ou entrar em contato com o cartório eleitoral, quando retornar ao Brasil.

Possíveis causas do cancelamento

Ausência às urnas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição). Quem não vota por três turnos consecutivos e nem justifica tem o título cancelado.
Também tem o título cancelado o eleitor que é inscrito em município onde ocorreu a Revisão do Eleitorado com cadastramento biométrico. Neste caso, o comparecimento era obrigatório e se ele não atendeu a convocação, sua inscrição eleitoral foi cancelada.

O endereço eletrônico do TRE é o https://www.tre-mt.jus.br

 

Você pode gostar