Prefeito de Cuiabá avalia transformar feriado de Carnaval em dias úteis

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que pretende transformar o feriado de Carnaval em dias úteis para evitar aglomerações diante da segunda onda de contaminação da covid-19. Durante entrevista a imprensa nessa quarta-feira (20), o chefe do Executivo afirmou deve decidir sobre o assunto nos próximos dias.

“O decreto de cancelamento das festividades de Carnaval está mantido. Só não está decidido ainda se será dia normal ou não o Carnaval. Estou querendo transformar o carnaval em dias úteis, mas estamos decidindo isso ainda. Mas a festa Carnaval está cancelada em Cuiabá, não tem nem como ter”, disse o prefeito durante início da vacinação contra a Covid-19, no Centro de Eventos do Pantanal.

De acordo com o calendário montado pelo município e divulgado no fim do ano passado, o feriado de carnaval iria acontecer nos dias 15 e 16 de fevereiro, ou seja, em dois dias de semana (segunda e terça-feira). Tradicionalmente, o sábado e domingo anterior – neste ano 13 e 14 de fevereiro – também tem festas alusivas à “folia de momo”.

A Secretaria Municipal de Cultura, no entanto, já afirmou que diante do cenário atual, não existe nenhuma discussão para realização de festividades em 2021.  Segundo a pasta, todos os esforços estão focados para a “execução de medidas de biossegurança e redução de casos de covid-19”.

Na última quinta-feira (14), promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, do Núcleo de Defesa da Cidadania de Cuiabá e coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), também se manifestou sobre o assunto e afirmou que a festa deve levar o sistema de saúde ao colapso.

 

Você pode gostar