Deputado apresenta PL que prevê policiais usarem câmeras em uniformes e viaturas em MT

Por

O projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Doutor João (MDB) prevê a obrigatoriedade de policiais de Mato Grosso serem obrigados a usar câmeras de monitoramento em uniformes e viaturas.

A proposta é que os policiais iniciem a captura das imagens imediatamente após a saída do edifício administrativo em que estiver lotado ou localizada a viatura, podendo a câmera ser desativada somente quando retornar à unidade policial.

Uma justificativa deverá ser apresentada por escrito no caso de a câmera ser desligada antes. As imagens capturadas deverão ser armazenadas por um período de cinco anos.

Para justificar o projeto, o deputado explica que o uso das câmeras em viaturas e uniformes policiais têm demonstrado resultados muito positivos em outros países, além da contribuição na solução de casos.

João cita estudo do departamento de polícia de Las Vegas que atesta que o número de reclamações e relatórios de uso de força diminuíram consideravelmente em comparação com oficiais que não utilizavam as câmeras.

O projeto que tem parecer favorável da Comissão de Segurança Pública tem a primeira votação na sessão desta quarta-feira (12).

Você pode gostar