Em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola” comemorado no dia 7 de abril, a Polícia Civil de Mato Grosso por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, realizou uma Live de cunho preventivo com a participação de alunos de uma unidade de ensino da Capital.
O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola foi instituído pela Lei de nº 13.277, de 29 de abril de 2016, decretada pela Presidência da República.
O encontro através da internet contou com a participação de 35 estudantes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Espaço do Saber de Cuiabá, os quais reunidos debateram e refletiram sobre o tema. O evento também teve a participação dos professores da escola.
Diante da atual realidade vivida em razão da pandemia causada pelo Covid-19, os projetos sociais da Coordenadoria de Polícia Comunitária da instituição tem intensificado as atividades e ações voltadas para a prevenção da violência virtual.
O investigador Nilton Filho, gerente do projeto Rede Digital pela Paz, explica que a estratégia de abordagem da live é oportunizar um diálogo franco com os alunos com uma discussão crítica e reflexiva sobre a questão do bullying e cyberbullying não se tratar apenas de simples brincadeira, mas sim de uma violência perversa cuja prática é equiparável aos crimes contra a honra.
Para a coordenadora pedagógica da escola Espaço do Saber, Heleonira Lima, a iniciativa da Polícia Civil com a atuação do projeto ajuda a promover uma cultura de paz na escola. “Os conceitos abordados apontam para a construção de um ambiente de respeito por todos, sobretudo por orientar aos participantes a buscar apoio para combater bullying e cyberbullying”, destacou a professora.
De acordo com o coordenador de Polícia Comunitária, Gaspar Reis, a instituição também tem atuado em ações de forma remota, durante o atual período de pandemia, como forma de alcançar diferentes públicos buscando uma prevenção qualificada.
Participaram da Live os policiais civis Ademar Torres e Nilton Filho na realização da Live. Na ocasião foram entregues 20 kits dos projetos sociais contendo mochila em tecido de algodão e garrafa tipo squeeze, sorteados aos participantes.