Ouvidoria do TCE-MT recebe 112 chamados em 15 dias de trabalho remoto

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A Ouvidoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recebeu 112 chamados em 15 dias de trabalho remoto, que está sendo realizado por prevenção aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19).

De 18 de março até a última sexta-feira (3), período em que am os trabalhos presenciais do TCE-MT e MPC estão suspensas, a Ouvidoria recebeu 112 chamados, sendo 51 finalizados por não cumprir requisitos de admissibilidade, 57 protocolados como denúncia e encaminhado para instrução técnica e 4 estão em análise. Os chamados foram feitos por e-mail ou pela ouvidoria online (acesse aqui).

De acordo com o conselheiro e ouvidor-geral do TCE-MT, Isaías Lopes da Cunha, o resultado é positivo e a Ouvidoria tem o papel de avançar e estimular o controle social, além de integrar as demais ouvidorias municipais.

“Estamos há um mês trabalhando na Ouvidoria-geral do TCE-MT, dando continuidade aos trabalhos e queremos avançar e contribuir para a melhoria na administração pública”, afirmou o conselheiro.

Em relação ao trabalho remoto, praticado na maioria dos órgãos públicos e empresas privadas em virtude do isolamento social por prevenção aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o conselheiro Isaías Lopes da Cunha avaliou que está sendo positivo.

“Avançar nesse sentido passa pela mudança de cultura. No trabalho remoto, os colaboradores não têm o chefe direto monitorando seus horários e não podem ter o contato pessoal para tirar alguma dúvida naquele instante. Neste modo de trabalho, o telefone e o aplicativo whatsapp são ferramentas importantes para aproximar os colegas de trabalho e é nesse sentido que é importante avançar também no uso da tecnologia de informação e da comunicação”, disse.

Atualmente, a Ouvidoria conta com seis canais para a população entrarem em contato: Ouvidoria Online (acesse aqui), Disque Ouvidoria, Telefone, e-mail, correspondência e presencial.

A Ouvidoria é o espaço indicado para o cidadão registrar suas críticas, elogios, reclamações, sugestões, reivindicações, pedidos de informações e denúncias sobre os serviços prestados pela administração pública municipal e estadual.

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