Cuiabá retoma toque de recolher: veja novos horários dos comércios

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB, anunciou há pouco os novos horários de funcionamento dos segmentos comerciais pelos próximos 15 dias. O toque de recolher será retomado a partir desta terça-feira e vai até o dia 12 de agosto, sendo que o horário de proibição da circulação das pessoas será das 22h00 às 5h00.

As conveniências e distribuidoras de bebidas poderão funcionar entre meio dia e 21h00 também de segunda a sábado. Está proibido o consumo de bebidas nos locais.

Já os shoppings centers poderão funcionar também de segunda a sábado das 11h00 às 21h00 e o shopping das 9h00 às 17h00 no mesmo número de dias. Já as academias também poderão funcionar de segunda a sábado das 6h00 às 12h00 e das 16h00 às 21h00.

Os salões de beleza e barbearias estão autorizados a abrirem de segunda a sábado das 10h00 às 20h00. Segundo Emanuel Pinheiro, apesar do decreto ter duração de 15 dias, as medidas serão reavalidas daqui a sete dias.

Lanchonetes, padarias, açougues e sorveterias funcionarão das 06h30 às 19h00. “Isso é uma forma de distribuir ao longo do dia os horários de pico e acabar com aquele conceito ultrapassado de que tem todo mundo sair de casa as 7 horas da manhã, todo mundo tem que almoçar as 12 horas e todo mundo volta para casa 18 horas. O resultado disso é o trânsito insuportável, ônibus lotados, perda de tempo e atrasos”, assinala.

As indústrias estão liberadas para funcionrem sem restrições de horário e dias, sendo que as empresas de prestação poderão abrir das 8h00 às 16h00 também de segunda a sábado. Já os ônibus funcionarão com 100% da frota.

O prefeito cuiabano reconheceu que as medidas podem prejudicar alguns segmentos, mas são necessárias. “Não é o ideal para algumas atividades, mas para monitorar o vírus e termos uma volta com segurança. É possível conviver com as medidas sanitárias com a volta ao trabalgho, que é necessária tomando todos cuidados necessários. É a proteção do direito a vida”, comentou.

Para Emanuel Pinheiro, a capital ainda não chegou ao pico da doença. “Ainda não chegamos no pico e a previsão é em meados de agosto. É necessário ter a sensibilidade social de todos que não é possível mais sufocar as atividades econômicas”, disse.

FECHADOS

O decreto mantém fechadas as escolas públicas e privadas sem previsão de reabertura. Também seguem proibidas atividades de lazer, como futebol, cinema, shows, parques, casas noturnas, festas e confraternização familiares mesmo dentro das casas.

Emanuel ainda determinou que o atendimento presencial nos orgãos públicos segue suspenso. Nos condomínios fechados, seguem fechados os espaços de lazer denominados de áreas comuns.

Veja qual será horário dos principais serviços:

– Comércio de rua –  segunda a sábado das 9h às 17h

– Shopping Popular – segunda a sábado das 9h às 17h

– Prestação de serviços – segunda a sábado das 08h às 16h

– Conveniências e postos de gasolina – segunda a sábado das 11h às 21h

– Academia de ginásticas – segunda a sábado das 06h às 12h, e das 16h às 21h

– Bares, e restaurantes e lanchonetes – segunda a sábado das 11h às 21h

–  Cabeleireiro e barbearias – segunda a sábado das 10h às 20h

– Shopping Center –  segunda a sábado das 11h às 21h

Obs: A praça de alimentação só atenderá por delivery

– Toque de recolher das 22h às 5h

– Frota dos ônibus 100%

Você pode gostar